quarta-feira, 15 de junho de 2016

Maldito seja este filme #1 - Thanatomorphose.

Olá!

Conforme combinado, está no ar o primeiro Maldito seja este filme!!!

O filme que dará início a esta série de publicações é: Thanatomorphose. Abaixo, deixarei a sinopse e algumas informações técnicas, antes de ir aos meus comentários.


Ano: 2012
Direção, roteiro e produção: Éric Falardeau
Fotografia: Benoît Lemire
Elenco: Kayden Rose, Émile Beaudry, Eryka Cantieri, Roch-Denis Gagnon, David Tousignant, Karine Picard, Pat Lemaire e Simon Laperrière.
Gênero: Terror
Sinopse: Uma mina que apodrece.
Só isto.

Mentira
Thanatomorphose é um substantivo francês que significa sinais visíveis da decomposição de um organismo,causada pela morte.Um dia a jovem e linda Laura acorda e descobre que a sua carne está apodrecendo…Ela se desespera com o ocorrido,e tenta de qualquer forma procurar ajuda,será que Laura conseguirá encontrar uma cura à tempo,antes que todo seu corpo seja contaminado ? Começa então um estranho e claustrofóbico conto de sexualidade,horror e fluidos corporais.

(Foi a única que eu achei. Sério. Foi mal)

Enfim... Indo aos meus comentários (de metido a cinéfilo, mas que, no final das contas, é só mais um beaobd de bar) agora: 


Ao começar a assistir ao filme, minhas primeiras impressões foram interessantes. Percebi uma atmosfera bem claustrofóbica, e uma trilha sonora consideravelmente tênue, o que contribuiu para que o filme ficasse interessante. A iluminação do filme não é alta, o que também colabora para o climinha clichê de suspense e coisas negativas no ar. De cara, você já percebe que o filme não é pra te deixar feliz. Os diálogos são frios, as interações entre as personagens são consideravelmente distantes, e a iluminação continua não muito alta, o que continua a colaborar para a frieza toda do filme. 

Em suma, minhas primeiras impressões foram: porra, mano, que vontade de dormir, ou então sei lá, tomar uma Catuaba... Qualquer coisa que me desconecte deste lugar. Li na sinopse que a moça apodrece, mas sabe, é a minha paciência que tá começando a apodrecer. Nessas últimas palavras, meus olhos já estavam ficando mais pesados. O sono estava bem, mas bem perto mesmo.

Sabe essa cara de blasé da protagonista? Pois é, eu a fiz também... ALL THE TIME



O que rola de fato no filme??? (Viram? Pra falar o que rola, eu coloquei a rocha redonda que "rola" atrás do Indiana Jones... Ah, foi engraçado, vai)

Sem spoilers, é claro, o que rola durante o filme é o seguinte: a protagonista se muda pro seu novo apartamento com seu namorado, eles transam, ela dá uma HP marota com os amigos, o zelador do condomínio fala que eles não podem fazer barulho, um de seus amigos dá em cima dela, principalmente quando ela vai à cozinha pra abrir uma garrafa de vinho, dizendo que seu namorado é um estúpido, depois, o namorado vai embora (se eu não me engano, afinal, eu não lembro de tudo, porque dormi. risos), ela começa a apodrecer, seu apetite sexual aumenta e PERA LÁ!!!!

Tudo bem, ela começa a apodrecer viva... Normal. Quem nunca, né? Agora, ter o apetite sexual aumentado é uma coisa que realmente chamou a minha atenção.

Tô apodrecendo... Posso ir ao hospital, porém, acho que pode ser melhor FAZER SEXO!!!

Cada um cada um, né... Eu iria ao hospital, mas quem sou eu pra dar pitaco na vida de quem tá apodrecendo vivo, né não?  ¯\_(ツ)_/¯

Enfim... Ela continua a apodrecer. Seu apodrecimento é bem gradativo. Ela começa perdendo umas unhas, uns hematomas começam a aparecer, e à medida que o filme rola, a situação vai piorando. De coração, o apodrecimento dela é incrivelmente bem feito! A maquiagem é realista demais, dando a impressão de que a atriz está apodrecendo de coração. Em alguns momentos, meu psicológico permitiu que eu sentisse um cheiro de podridão no meu quarto (Talvez seja da bagunça presente aqui, não sei ao certo...)

Ah, um detalhe bem importante!!!

Mesmo apodrecendo, sua cara de blasé continua!


CONCLUSÕES FINAIS:

Eu lamento informar que: foi um saco assistir ao filme, assim como foi um saco escrever esta publicação. Sério. No filme, acontecem ALTOS NADAS!
Ah, e você aí, pseudo cinéfilo, não me venha dizer que eu não tenho sensibilidade o suficiente pra ter entendido a história, tá? NÃO ACONTECE NADA NO FILME, E NÃO ADIANTA QUERER "CULTZA-LO" (Verbo que vem do adjetivo "Cult". Significa: não venha querer dizer que o filme é cult demais pra minha mente pouco aguçada. O filme é chato pra caralho sim, e não venha querer inventar moda). O filme é baseado em pouco mais de 1 hora de pouquíssimos diálogos e muita, mas muita podridão. Muita podridão MESMO!!

O que eu senti ao assistir a Thanatomorphose foi: sono, sono, mais sono, um pouquinho de nojo, e bom... Ah, é, mais sono.

Todo o investimento do filme foi para a maquiagem, porque PUTA QUE O PARIU, MANO. Não tem nada na porra do filme, além da protagonista apodrecendo. (e transando, rs)

PORÉEEEEEEEEEM:

A atmosfera pseudo cult do filme é boa, não há como negar. 
A trilha sonora do filme é maneira. A música final QUE EU NÃO CONSEGUI ACHAR O NOME PUTA QUE PARIU é ótima. Violininho maroto e tal. Na trilha sonora, há uma banda que eu curto muito, chamada The Black Angels.




A maquiagem também é ótima. Tanto que o apodrecimento da protagonista é bem real, em inúmeros momentos. 

A iluminação é bem maneira também. Eu gosto de filmes "caídos", logo, esse aspecto chamou bastante a minha atenção, pro lado positivo, claro.

A fotografia também é maneira, apesar de eu não entender nada sobre.

RECOMENDO QUE ASSISTAM?

Se você gosta de coisas nojentas, filmes pseudo cult ou então, dois dois, sim!
Do contrário, você só sentirá sono, igual a mim.


¯\_(ツ)_/¯











2 comentários: