segunda-feira, 20 de junho de 2016

BlogvsBlog #1: CuraLeitura.

Olá!

Estou estreando um novo quadro (adoro falar isso. Faz parecer que sou importante, que estou na tv ou algo do gênero) aqui no meu blog, chamado "BlogvsBlog"!

Consistirá em uma entrevista que vou fazer com outros blogs. Será uma entrevista com perguntas baseadas no blog e no próprio blogueiro. Qual o propósito? Principalmente a interação com outros blogueiros. Sempre vale a pena saber o que outra pessoa do mesmo segmento tem a dizer sobre aquilo, e isso tudo fica ainda mais interessante quando a conversa é exposta pra quem quiser saber.

O blog que estreará este quadro será o CuraLeitura, um blog literário que eu já tive o prazer de visitar. O blog conta até agora com 34,945 visitas e com mais de 1200 seguidores distribuídos pelas redes sociais.São feitas resenhas de diversos livros, expostas notícias relacionadas ao universo literário, poesias, entrevistas com autores e outras coisas muito interessantes! As meninas que fazem o blog já entrevistaram até mesmo o autor Eduardo Spohr! Isso mesmo! Se você não o conhece, morre ele é autor de "A Batalha do Apocalipse", além de ser jornalista, professor, foda pra caramba e outras coisas mais.

Ah, e sim, foi isso mesmo que você leu ali em cima. São 5 meninas: Gabrielly, Meirilane, Nathalie, Renata e Thaiane. Elas toparam gentilmente e de bom grado ceder uma entrevista ao meu falido blog, portanto, vamos a ela!

______________________________________________________________________________


1. Vejo no blog de vocês um dinamismo impressionante! Os leitores têm a opção de ir diretamente àquilo que querem ler, ou então, ler de tudo. Sei que um blog bonito e bem feito como o de vocês dá um belo trabalho e necessidade de organização. Todo o emprenho vem valendo a pena, ou vocês ainda estão estudando melhores formas de seguir com o blog e tudo o mais?
O empenho tem valido a pena, sim! Como foi postado recentemente no nosso blog, nós fazemos o que fazemos por amor aos livros e ao universo literário. Claro que gostaríamos de atingir um público maior e de que os brasileiros se interessassem mais pela leitura, mas nosso blog ainda é novo, tem muita estrada pela frente ainda e sabemos que com esforço, dedicação e paixão (principalmente) pelo que fazemos, poderemos levar essa cultura para mais pessoas, abrir novos horizontes e expandir os nossos sonhos também.

2. Vocês acham que a plataforma blog tem decaído consideravelmente, ou vocês veem uma procura consideravelmente grande por parte do público?
O número de blogs tem crescido bastante, mas a quantidade de canais no YouTube também tem crescido e a praticidade deste deixa os outros um pouco abandonados. Isso é algo que tem dividido um pouco o público porque tem muitas pessoas que preferem uma resenha assistida enquanto outras preferem ler. Nós preferimos mais as resenhas escritas porque vemos o quão bem ou mal escrevem outros blogueiros e sempre nos atentamos aos erros de grafia que não devemos cometer. Como blogueiras leitoras, achamos importante a qualidade da escrita, já que trabalhamos com livros, mas pensamos também que saber escrever é uma obrigação e um direito de todos. Infelizmente, grande parte das pessoas hoje em dia tem preguiça de ler resenhas e post escritos e acaba migrando pras redes em vídeo.

3. Das resenhas, notícias, entrevistas com os autores, aleatoriedades e tudo o mais que vocês abordam no blog, o que dá mais trabalho pra fazer, e o que vocês acham que as pessoas mais se interessam em ver?
O que mais dá trabalho de forma geral são os posts em que é preciso que todas nós participemos. Como somos muito atarefadas além do blog, às vezes é complicado encontrar um tempo pra ir lá e colocar nosso pedacinho de informação. Normalmente os post em que todas participam levam em média uma semana de rascunho até serem postados. O que o público mais se interessa são dicas, listas e TAG's. Esses posts bombam! A, e os sorteios também!

4. O blog de vocês já tem um público, ou, por hora, são pessoas diferentes que visitam todos os dias?
Temos um público fixo, sim. Mas sempre divulgamos em grupos pra alcançarmos mais pessoas.

5. Vi que vocês têm um canal no YouTube também. Através do YouTube, vocês acham que dá pra “pegar” um público diferenciado, ou é meio que um complemento?
Achamos que um pouco dos dois. Tem pessoas que só nos acompanham pelo YouTube, tem pessoas que só nos acompanham pelo blog e tem as que acompanham em ambos. O YouTube da maior visibilidade para nós e pretendemos investir mais nessa mídia.

Queremos atingir o máximo de pessoas que pudermos, assim mostrando à todos a nossa a paixão pela literatura e incentivando as pessoas a lerem mais.




6. Qual gênero literário vocês costumam achar mais fácil de ser abordado nas resenhas?
[16/6 19:01] Reh: Como somos 5 cada uma resenha o que mais gosta, acaba que não sentimos dificuldade em nenhum gênero

[16/6 19:02] Meiri: E a gente geralmente lê coisas diferentes, uma gosta mais de uma coisa que outra

[16/6 19:05] Gaby: Também não tenho dificuldade em nenhum

[16/6 19:05] Tatty: Eu tenho dificuldade com alguns

[16/6 19:05] Tatty: Acho que os mais fáceis pra mim são os contemporâneos

[16/6 19:06] Meiri: Tenho facilidade com o livro que eu gostar, independentemente do gênero

[16/6 19:07] Nath: É isso, Meiri!

[16/6 19:07] Nath: Kkkkk

[16/6 19:07] Nath: Livro ruim é difícil de resenhar

7. Achei genial o porquê do nome ser “CuraLeitura”. Quem foi a primeira de vocês a falar tipo “AHHH O NOME PODE SER CURALEITURA JÁ É PRONTO DEDICIDO!!!”? (Aproveitem e expliquem o porquê do nome pros leitores fantasmas do meu blog, por favor).
Quem sugeriu o nome foi a Reh (ela diz que é a manda-chuva!). Nós passamos praticamente uma tarde toda decidindo o nome, foi uma confusão! E então ela falou Cura Leitura. Resolvemos deixar tudo junto pra ficar um nome só: CuraLeitura. O significado é que a leitura é a cura pra qualquer mal; não há nada, nem um problema que não possa ser esquecido por algum tempo com uma boa leitura; a leitura ajuda a curar corações, a esclarecer a mente e, claro, a desenvolver nosso intelecto, imaginação e criatividade.

8. Nathalie, que foi a primeira a falar comigo. Li que você estuda agronomia, e gostaria de algumas dicas pra plantar maconha. Mentira. Como é manter o blog mesmo com todas as responsabilidades do seu cotidiano, que creio eu não serem poucas?
Infelizmente (?) nas faculdades brasileiras não nos ensinam a cultivar a Cannabis sativa (risos). Sobre o cotidiano, eu pego em média 7 a 8 disciplinas por semestre, o curso é diurno e tem dias que eu passo o dia inteiro na faculdade. Mas sempre levo um livro na bolsa e mexo muito no blog pelo celular. Quando chego em casa às vezes só quero tomar um banho e dormir (dormir muito pra mim é fundamental). Mas já deixei de estudar algumas coisas pra terminar aquele livro muito bom! A consciência às vezes pesa um pouco. Mas tudo vai se ajeitando aos poucos. O que eu faço muito é aproveitar as férias e o começo do semestre pra deixar muitas resenhas pra quando não estiver com tempo. E no mais, a gente tá sempre ajudando umas as outras, então tudo fica bem.

9. Meirilane, assim como eu, você é estudante de Letras. Você considera que escrever pra um blog seja uma boa maneira de exercitar sua escrita e comunicação? E você concorda com o a afirmação de Pasquale Cipro Neto de que “A leitura é uma atividade solitária, e as pessoas estão gostando cada vez mais de si mesmas”? (Eu acho que foi isso, pelo menos...)
Escrever para o blog me ajuda muito, em especial com as resenhas dos livros, apesar de serem muito diferentes do formato acadêmico. É muito importante também a publicação do que escrevo, uma forma de interação e ter retorno das diferentes opiniões.

Não concordo com Pasquale, não só nessa questão como também em outras, temos visões diferentes em relação a língua. Necessitamos de conhecimento "extra mundo" para que compreendamos o que se lê, a leitura é uma forma de adentrarmos em outro mundo, um mundo que querendo ou não há "alguém". Não há uma leitura solitária, principalmente, porque não há leitor sem autor, eles conversam. E acho que as pessoas realmente estão cada vez gostando de si mesmas e não de se isolar, acredito que a leitura é mais uma forma de socializar (se é que me entende).

10. Thaiane, seus conhecimentos até então sobre publicidade e propaganda vêm ajudando na divulgação do blog, ou até agora, necas? E você sabe tocar “Ana Júlia” no violão?
Bom, ainda estou no primeiro período (quase segundo), então ainda não tive muito conhecimento. Mas sempre me identifiquei muito com a área e sempre me diziam que publicidade tinha tudo a ver comigo. E, realmente, me encontrei nesse curso e penso que fiz a melhor escolha que poderia ter feito. Minha visão sobre algumas coisas já mudou muito e eu acho que pego um pouco no pé das meninas quanto a parte visual do blog (sou a chata que reclama se algo está fora do padrão, haha).

Ah, eu amo Los Hermanos e nunca havia parado para olhar a cifra de "Ana Júlia", por sua causa aprendi a tocar. Obrigada! Hahaha

11. Renata, como é pra você manter paixões distintas no cotidiano? Isto é, ser estudante da área da saúde, e, ao mesmo tempo, viajar nas ficções e tal, e até escrever em um blog que não aborda a área da saúde? E eu lembro que você disse que queria fazer uma resenha sobre o meu livro. Ele já foi lançado. Tá no ar... risos
Minhas paixões não são tão distintas assim. Afinal, se eu não fosse uma boa leitora com certeza não seria uma boa aluna e uma profissional qualificada, já que precisamos estudar e ler bastante para sermos bons no que fazemos.. A leitura vem de berço comigo, gosto de ler desde quando aprendi a fazê-lo, já a Fisioterapia eu descobri um pouco antes de prestar vestibular; na verdade sabia desde sempre que faria algo na área da saúde, só não sabia o quê. Porém,acredite ou não, esperava todo ano para assistir teleton, pois achava os profissionais que amparavam aquelas pessoas uma espécie de mágicos... Com isso percebi que o que eu queria da vida era reabilitar, devolver a dignidade das pessoas através de uma vida com mais qualidade, trazer a esperança e devolver os movimentos e mostrar que nada está perdido e que tudo é possível se você lutar. Quanto ao seu livro, acho que já está mais do que na hora de firmarmos uma parceria! :)

12. Gabrielly, uma pergunta nada a ver com o tema do blog, porém, é uma curiosidade pessoal minha (e, acredito eu, de muitas outras pessoas). Como é o mercado de jogos aqui no Brasil? Você usou alguns de seus conhecimentos em desenvolvedora Web para o blog??
O mercado de jogos aqui está progredindo, inclusive existem muitas empresas que criam advergames (jogos publicitários). Ainda tem muito para crescer, trabalhar com jogos não é mais só um sonho. Acredito que, passando essa crise, o mercado de jogos vai ficar cada vez mais conhecido. Espero que passe muito em breve.

Como usamos a plataforma blogger e ela é bem limitada, não tenho muito o que fazer, mas os meus conhecimentos me ajudam muito a criar um post, pois edito ele quase todo em HTML.
_______________________________________________________________________________________

Bom, pessoal, a entrevista foi essa! Se você se interessou em conhecer mais sobre o CuraLeitura, deixarei abaixo os links:
Blog: CuraLeitura
Twitter: @Cura_Leitura
YouTube: CuraLeitura

Tentarei, veja bem: TENTAREI trazer toda segunda um blog novo a ser entrevistado! 

Até a próxima.
té mais
bezo.


14 comentários:

  1. Oi, Renato! O prazer foi todo nosso de sermos entrevistadas! Adoramos a ideia e esperamos que vc e seu blog cresçam bastante!
    Muito obrigada por estrear esse quadro maravilhoso - digno de um grande progra de tv - conosco.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Desejo sucesso a vocês e ao blog também, que é incrível, e merece tudo de bom! Se esse quadro for pra TV, vocês com certeza serão convidadas hahah.
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pela ideia e pelo blog que só tem a crescer cada vez mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, e parabéns também pelo trabalho em equipe e pelo belíssimo blog! Beijos!

      Excluir
  3. Oi!
    Achei muito bacana esse novo quadro porque acho que falta um pouco de interação entre os blogueiros. Tem tanta gente bacana pela blogosfera fazendo um trabalho lindo e que a gente não conhece. Legal você ter esse iniciativa.
    Eu já conhecia o CuraLeitura, mas foi bom saber um pouco mais da tragetória das meninas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina!
      Agradeço, e que bom que gostou da ideia! Toda semana tentarei trazer um novo Blog a ser entrevistado, recomendo as futuras leituras também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Já visitei o Curaleitura algumas vezes e gosto bastante do conteúdo deles. Achei muito legal o projeto de vocês, é mais uma forma de divulgar os blogs e mostrar como é nosso trabalho de blogueiro. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por ter gostado. Toda semana tentarei trazer um blog novo pra ser entrevistado. Recomendo as futuras leituras. Abraços!

      Excluir
  5. Oi Renato, tudo bem?
    Primeiro, gostei muito da sua nova coluna, parabéns. Adoro conhecer novos blogs, sei que são vários e como elas disseram cada vez esse número aumenta mais, mas cada um traz algo que o outro não trás e quem ganha e o leitor. Adorei a entrevista e depois vou lá conhecer o blog das meninas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cila, estou bem, e você? Agradeço o elogio à minha coluna no blog. A ideia é justamente essa, explorar os inúmeros blogs que surgem e crescem, e principalmente, aqueles que têm algo relevante a ser exibido. Fico feliz por ter gostado da entrevista. Agradeço a visita. Beijos!

      Excluir
  6. Olá, Renato!
    Gostei muito da sua coluna! É uma ideia bacana para os leitores e para os blogs! A entrevista ficou muito bem montada (perguntas bem feitas, respostas simples e diretas) e vocês são divertidos (pena que agronomia não ensina a plantar maconha... #chatiei)! Concordo com a Renata, conciliar leitura/blog literário com área de saúde não é tão difícil assim, se você realmente gosta, por mais que você (se estrepe com o tempo) se atrase, dá pra levar! XD
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nuccia!
    Agradeço! A ideia veio justamente pra que surja essa maior interação. Fico feliz por ter gostado, e eu também fiquei chateado por agronomia não ensinar a plantar maconha hahah. Toda semana procurarei trazer um blog novo. Recomendo as futuras leituras! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou nova aqui e já curti!

    Parabéns pelo blog e pela coluna, ficou show...sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço muito, e fico feliz que tenha gostado. Trarei sempre conteúdo novo. Espero vê-la mais vezes por aqui. Sucesso também!

      Excluir